Pela Vida

Pela Vida
Não a estrague

Para Viagens em Segurança

ANTES DA VIAGEM

Verifique as condições de segurança do seu veículo, especialmente o estado dos pneus, travões, direcção, suspensão, dispositivos de sinalização e focagem dos faróis e o estado de funcionamento dos limpa pára-brisas.
Acondicione correctamente a bagagem a transportar no veículo. A carga mal acondicionada pode alterar a estabilidade e o controlo da direcção, podendo provocar acidentes, enquanto o sistema de travagem se torna menos eficiente.
Tenha presente que a fadiga, a doença, refeições pesadas, medicamentos, álcool, entre outros factores, prejudicam a aptidão para conduzir.
Escolha criteriosamente o itinerário, opte por estradas com menos movimento e evite, se possível, as horas de ponta.


DURANTE A VIAGEM

Assuma o compromisso consigo próprio de que vai respeitar as regras e evitar os excessos, atendendo aos seguintes aspectos:
Não faça ingestão de bebidas alcoólicas. A condução sob influência do álcool, além de ser punida por lei, é um enorme factor de risco de acidente.
Regule a velocidade do seu veículo, tendo em conta as condições de segurança do mesmo, a intensidade de tráfego e as condições da via.
Se o pavimento estiver escorregadio, conduza com prudência, para que possa parar o seu veículo sem perigo de acidente.
Mantenha uma distância segura em relação ao veículo que circula à sua frente.
Antes de ultrapassar, certifique-se de que o pode fazer com segurança.
Como condição de circulação segura em auto-estrada, utilize a via da esquerda apenas para ultrapassar ou quando a via da direita não estiver livre.
Evite as manobras perigosas. Seja prudente e conduza com segurança.
Em caso de avaria, estacione sobre a berma, acenda os intermitentes e coloque o triângulo de sinalização a uma distância de 30m.
Use correctamente o sistema de luzes, particularmente no cruzamento de veículos.
Use o cinto de segurança ou dispositivo de retenção e faça questão de verificar se os seus acompanhantes seguem o seu exemplo.
Tenha especial atenção ao transporte de crianças, siga as mais elementares regras de segurança, transportando-as no banco de trás com cinto de segurança ou com um dispositivo de retenção adequado.
Tome refeições ligeiras, não conduza mais de duas horas consecutivas. Interrompa periodicamente a sua viagem.

terça-feira, 25 de maio de 2010

Pesso por favor que respondam a este questiánario sobre Segurança Rodoviária


O questionário pode ser encontrado aqui.

2 comentários: